A Análise de Crédito é o momento em que a instituição financeira por segurança avalia todo o seu histórico financeiro e de vida para poder lhe conceder ou não crédito para compra de um imóvel, veículo e outros.
Basta acessar Aqui para ter acesso à lista de documentos e modo de envio. É simples e fácil!
Atualmente nenhum banco financia 100% do valor de um imóvel, no máximo até 80%. Ou seja, os demais 20% precisam partir de você.
Porém, caso você opte por um imóvel em construção, terá a possibilidade de parcelar a entrada até a entrega das chaves.
Não é possível. Pessoas que são casadas ou que tenham união estável não podem comprar sozinhas, é necessário incluir o (a) parceiro (a) na Análise de Crédito e no contrato de financiamento.
Só será possível realizar a compra sozinha (o) nos casos em que o casamento aconteceu com Separação Total de Bens.
O principal intuito de comprar um imóvel na planta é a possibilidade de diluir o pagamento dos valores que não são financiados pelo banco, ou seja, valores esses que são pagos diretamente à construtora. São comumente chamados de pré-chaves.
Entrada -> O valor da entrada fica geralmente em torno de 20% do valor total do imóvel e pode ser parcelada até a entrega (ou pós) das chaves de acordo com as condições de cada construtora. Que ainda permite o uso do FGTS para abater uma parte ou o total da entrada.
Taxa de Obra ou Taxa de Evolução da Obra ou Juros de Obra -> É um valor cobrado entre o período de assinatura do contrato de financiamento com o banco até a entrega das chaves. A taxa é composta por juros e atualização monetária, que são pagos diretamente à Caixa pelo comprador. Essa tarifa é consequência do empréstimo que o comprador faz com o banco para que o empreendimento seja financiado. O pagamento dessa taxa é obrigatório para quem compra imóvel financiado ainda na planta e é geralmente aplicado nos imóveis do Programa Casa Verde e Amarela.
Documentação do Imóvel -> A documentação refere-se ao Registro do imóvel, ITBI e Escritura. Essa documentação é paga em cartório, mas devido ao fato do imóvel ainda estar na planta, uma parte dessa documentação é paga ao banco que está financiando e a outra pode ser paga parceladamente para a construtora, pois a mesma disponibiliza um despachante para agilizar o processo.
Prestação do Financiamento (pós-chaves) -> As prestações do financiamento de um imóvel na planta são iniciadas somente após a entrega das chaves.
Tabela SAC -> A sigla que quer dizer Sistema de Amortização Constante é o tipo de financiamento mais comum no Brasil.
Na prática e de maneira fácil, a sua principal característica são as parcelas decrescentes durante o financiamento, ou seja, você começa pagando mais no início, porém as prestações vão diminuindo consideravelmente à medida que o tempo passa.
Tabela PRICE -> A também chamada de “Sistema Francês de Amortização” é comumente utilizada no financiamento de imóveis do Programa do Governo Federal “Casa Verde e Amarela”.
Suas características são as parcelas fixas durante toda a vigência do contrato de financiamento, ou seja, são prestações fixas do início ao fim do contrato.
Quanto à escolha de qual tabela usar para financiar um imóvel, o comprador deverá optar pela forma de pagamento que mais se adequa a sua realidade financeira.
A idade máxima para financiar um imóvel varia de banco para banco, mas fica em torno de 65 a 70 anos, lembrando que a faixa de idade influencia no prazo do financiamento, ou seja, quanto maior a idade menor o prazo liberado pelo banco.
O prazo para pagar um financiamento no geral é de 30 a 35 anos.
Sim. Faz-se necessário uma busca ou análise completa a respeito da sua capacidade de pagamento e histórico de bom pagador, uma vez que a instituição financeira estará correndo um alto risco ao lhe conceder um valor tão alto para financiar seu imóvel.
É através dessa pesquisa que o banco levantará seu histórico para saber se existem dívidas pendentes e se você terá condições de honrar com o pagamento do seu empréstimo.
Escolha um tipo de conta: